Cuidados Primários

ESTRATÉGIA CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS




MONITORIZAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DAS USF

Intervenção da Ministra da Saúde na apresentação do estudo de satisfação dos utilizadores das USF - 03/06/2009.

Exmos. Senhores,
Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde, Professor Constantino Sakellarides, Director da Escola Nacional de Saúde Pública, Dr. Luís Pisco. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Prof. Pedro Ferreira, Director do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, Senhores Presidentes dos Conselhos Directivos das ARS, Senhores Directores Executivos dos Agrupamentos dos Centros de Saúde e Coordenadores das Unidades de Saúde Familiar,
São resultados como este que hoje aqui ouvimos que nos fazem sentir que vale a pena todo o esforço, motivação e o investimento que estamos a fazer na reforma dos cuidados de saúde primários.
O inquérito aqui apresentado é a primeira avaliação, cientificamente sustentada, do impacto nos cidadãos da reforma dos cuidados de saúde primários. Reforma que pretende colocar a pessoa, o utente no centro desta imensa e ambiciosa cadeia de respostas em saúde que é o SNS.
As conclusões deste estudo validam o novo modelo de organização e prestação de cuidados de saúde primários, um modelo que nasce das actuais exigências de desenvolvimento da sociedade, partindo das reais necessidades e aspirações do cidadão. O inquérito confirma a impressão empírica que retirei das muitas visitas já efectuadas a unidades de saúde familiar (USF) e dá uma nova dimensão à voz dos utentes. 
As mais de 11 mil respostas de utentes das unidades de saúde familiar justificam, por si só, todo o investimento na requalificação desta que deve ser a porta de entrada do cidadão no Serviço Nacional de Saúde.
Mais de 80% dos utentes demonstram que estão muito satisfeitos ou bastante satisfeitos com os cuidados médicos, com a relação e comunicação, com a informação e apoio das equipas, com a cooperação e organização dos serviços prestados pelos profissionais das unidades de saúde familiar. Sentimos que valeu a pena inovar o modelo de prestação de cuidados, romper com a burocracia, agilizar as equipas, confiar na sua capacidade de auto-organização e apostar na humanização.
Quando 87% dos utilizadores respondem que recomendam a USF a amigos, percebemos que esta reforma segue no sentido certo, no sentido da pessoa como um todo e não apenas como um doente. 
Este primeiro inquérito nacional à dinâmica das unidades de saúde familiar, impressionante pela sua dimensão e pelo rigor com que foi conduzido, é uma prova global, uma avaliação (neste final de ano lectivo) muito positiva e motivadora quando necessitamos de novo ímpeto para ir mais longe na reforma.
Os meus parabéns a todos os profissionais de saúde. Este é o fruto do seu bom trabalho e grande motivação, é a prova da vitalidade do trabalho de equipa, uma equipa formada pelos profissionais e pelos utentes porque é a gestão partilhada da saúde do cidadão que estamos aqui todos a defender.
Aproveito ainda para agradecer à Missão dos Cuidados de Saúde Primários e ao seu coordenador, Dr. Luís Pisco, todo o esforço e visão colocados na concepção e implementação da reforma. Quero ainda agradecer ao Prof. Pedro Ferreira a qualidade do estudo realizado e ao Professor Constantino Sakellarides o esforço de acompanhamento solidário que tanto tem contribuído para o sucesso que hoje estamos aqui a assinalar.
Com o envolvimento de todos, vamos prosseguir!
Sobreda, 3 de Junho de 2009
A Ministra da Saúde
Ana Jorge